12 de nov. de 2011

Tempo de crescer

Maturidade: s.f. 1) Estado das pessoas ou das coisas que atingiram completo desenvolvimento; 2) Período de vida compreendido entre a juventude e a velhice.

Vamos deixar claro os parâmetros em que essa palavra será abordado no decorrer do texto. Primeiro, vou me referir a maturidade comportamental de seres humanos, o que significa que nenhum ser humano atingirá o completo desenvolvimento, pois o homem é um ser inconstante de mais para tal feito; segundo, vou desconsiderar a segunda definição de maturidade por motivos que começam no próximo parágrafo.

Não existe um idade geral para se criar o que eles chamam de "maturidade". Isso se adquire com o tempo e com as experiências enquanto se vive. Por isso que existem diferentes "tempos de crescer". Você pode ser uma pessoa madura agora. Você também pode apenas aparentar maturidade, mas agir feito uma criança de seis anos que chora escadalosamente no meio do shopping center porque sua mãe disse não quando você pediu para ela comprar o novo Max Steel. Assim como você também pode ser uma criança de seis anos que sabe lidar melhor com essa situação do que jovens de 19.

O tempo varia muito entre as pessoas. E elas mesmas impõem um certo período de tempo para que você se torne "maduro". Basta olhar o significado da palavra no dicionário. Porém, vivemos em tempos diferentes, temos ritmos diferentes e lidamos com a vida de jeitos diferentes. Difícil entender?

Apesar disso tudo, tenho que confessar que a demora de alguns em crescer me irrita profundamente. Tenho certeza que ainda não sou maduro o suficiente, mas eu sei que consigo lidar com algumas situações como um "homenzinho". Pena que algumas pessoas não tem nem previsão de quando possivelmente possa começar seu período de maturação. Um pena...

Um comentário:

Amanda Campelo disse...

Maturidade é algo para poucos! Alguns se utilizam da pouca idade para justificar a falta dela, mas a verdade é que mesmo com o envelhecimento, essas pessoas não amadurecerão.A maturidade não tem hora para nos atingir, infelizmente. Enquanto ela não atinge a todos,muitas pessoas ficam magoadas pelo caminho.
My boo,sinto-me lisonjeada por ter sido a primeira a ler esse texto. E o resto do comentário já te fiz via msn. Sei que o que te disse foi meio bobo, mas foi verdadeiro.
Parabéns Nan *-*